Apoio de Compras

Você tem ideia do quanto precisa para abastecer seu estoque e suprir as vendas dos períodos seguintes? O Apoio de […]

Apoio de Compras

Você tem ideia do quanto precisa para abastecer seu estoque e suprir as vendas dos períodos seguintes? O Apoio de compras está aqui pra te ajudar nisso.

 

O Apoio de compras é uma funcionalidade que permite analisar as entradas e saídas dos produtos de um determinado fornecedor, sugerindo o quanto é necessário para repor o estoque de acordo com as vendas de um período específico. Acompanhe o passo a passo abaixo para você ficar no controle do seu estoque e não ficar na mão!

 

Para chegar até o Apoio de Compras, acesse no menu do seu sistema ERP: Faturamento>Apoio de Compras

 

 

Informe o período de vendas que irá analisar e o fornecedor dos produtos que você deseja

 

 

No campo Atendimento, por exemplo, informei 30 dias de atendimento e no campo Variação 20%, ou seja, vou receber os dados do quanto é necessário para 30 dias de atendimento levando em consideração que nesses 30 dias as saídas irão aumentar até 20% se comparado com o período de vendas informado acima. Aqui levaremos em consideração o estoque atual como base, mas você pode utilizar como base seu estoque disponível (estoque atual – reservas = disponível) ou seu estoque virtual (estoque atual – reservas – pedidos pendentes = virtual). Agora só clicar em Filtrar.

 

 

No exemplo abaixo, em primeiro momento foi informado 30 dias de atendimento e variação de 20%, com base nesses dados o sistema informou que não haveria necessidade de reposição, pois o necessário para atender esse período são 34 unidades e ainda consta 101 no estoque atual. Porém, alterando essas informações para 90 dias de atendimento e pegando como base o estoque disponível, ele aponta que serão necessárias 103 unidades do produto em questão, sugerindo repor 4 unidades pois há somente 99 unidades no estoque disponível. O campo Sugestão/Repor, é editável, você pode estar alterando a quantidade que o sistema sugeriu.

 

 

Clicando na opção Somar, o sistema te informa qual vai ser o custo para repor as quantidades informadas no campo Sugestão/Repor, baseado no custo atual do produto, se a quantidade de reposição for alterada e clicar novamente em Somar, o valor é atualizado. 

 

 

Nesta mesma tela você pode gerar um pedido de compra para seu fornecedor clicando na opção Gerar Pedido Compra, só basta informar o Tipo de Compra, forma e condição de pagamento e vendedor, pronto! Você envia o seu pedido de compra para o fornecedor e garante seu estoque para o próximo período.

 

 

 

 

Por Barbara Pereira Soares

Assistente Comercial da Top System Sistemas.

 

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