Apoio de Metas

Você quer trabalhar com metas ou precisa de auxílio para configurar? A gente vai te ajudar com isso! Nesse artigo […]

Apoio de Metas

Você quer trabalhar com metas ou precisa de auxílio para configurar? A gente vai te ajudar com isso! Nesse artigo vamos utilizar o Apoio de Metas e cadastrar suas metas de forma rápida e fácil.

 

Para começar, acesse no menu principal do seu sistema topERP: Movimento -> Metas

 

Crie uma meta somente informando o Nome, Data Início e Data Fim (período de vigência da meta) e Filial, marque Exportar caso queira que seus vendedores acompanhem o progresso da meta no seu smartphone.

 

 

Agora vamos configurar a meta no Apoio de Metas pelo caminho: Movimento -> Apoio de Metas. Comece informando a Filial, nos campos Data Início e Data Fim deverá informar o período de vendas que pegará como base, no campo Reajuste informe o percentual que você deseja crescer em relação aos resultados das vendas do período informado, para o sistema sugerir a meta. Marque as opções de metas que você deseja criar, nesse exemplo vamos utilizar meta para Valor e Volume.

 

 

Para gerar a meta específica para um vendedor, marca, região, etc, selecione a informação nos filtros disponíveis, lembrando que os filtros devem ser compatíveis com o tipo de meta, por exemplo, se filtrar uma Marca específica, a meta tem que ser por Marca ou Marca/Vendedor.

 

 

Após informar esses dados, selecione o tipo de meta, neste exemplo vamos utilizar por Marca/Vendedor filtrando uma marca específica. Clique na opção Sugerir Meta, na grade abaixo aparecerá os valores realizados no período informado e na coluna ao lado o novo valor sugerido. O sistema utiliza os campos sugeridos para gerar a meta, caso deseje, você poderá alterar qualquer valor em sua respectiva coluna. 

 

metas 5

 

Além da opção de Reajuste, você mesmo pode definir um valor total para a meta e o sistema fará a distribuição deste valor proporcional aos resultados do período de vendas informado. Para isso, clique com o botão direito do mouse na grade, selecione uma das opções Sugerir para Rateio, nesse exemplo vamos utilizar Sugerir Valor para Rateio.

 

 

Informe o valor total que você deseja para a meta, nessa simulação vamos informar o valor de R$400.000.

 

 

Após clicar em Ok, o sistema fará o rateio do valor de R$400.000 entre os vendedores, de acordo com o valor realizado anteriormente, nesse exemplo estamos simulando a meta por Vendedor, caso fosse por Região, Fornecedor, Grupo, etc, o processo seria o mesmo.

 

 

Dica: A grade com os valores das metas contém muitas colunas, configure e deixe somente o necessário, clique com o botão direito do mouse em cima da grade e selecione a opção Configurar Grade, marque somente o que deseja visualizar.

 

metas 6

 

Para salvar essa configuração da grade para as próximas vezes, clique novamente com o botão direito do mouse e selecione a opção Salvar Formatação da Grade.

 

 

Depois de gerar e verificar todos os valores para as metas, chegou a hora de vincular essas informações a meta que cadastramos lá no começo, clique com o botão direito do mouse em cima da grade e selecione Salvar Sugestão de Meta.

 

 

O sistema abrirá uma tela de pesquisa para você localizar a meta que deseja vincular esses dados, localize e clique duas vezes em cima ou aperte no enter.

 

 

Localize a meta novamente em Movimento -> Metas e já poderá ver as informações lá, caso queira mudar algum valor, clique duas vezes em cima e altere o valor em seu respectivo campo.

 

 

Você pode acompanhar as metas no topERP pelo caminho Relatórios -> Gerencial -> Metas, assim como vendedor no t1Mobile em Gerencial -> Metas

 

Por Barbara Pereira Soares

Assistente Comercial da Top System Sistemas.

Compartilhe: